Páginas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Sincretismo

O termo refere-se à amálgama de elementos de doutrinas diferentes num único credo. Um exemplo de sincretismo pode ser observado nos cultos afro-brasileiros, como candoblé e a umbanda. Como os negros no Brasil escravocrata eram proíbidos de praticar suas crenças, eles criaram identificações entre as divindades africanas e os santos da religião dominante, a Igreja Católica, gerando associações que se mantém até hoje.
Outro exmplo de crença sincrética é o culto do Santo Daime, no Brasil, que agrega pricípios colhidos das tradições indígenas e do catolicismoem seus rituais.

Politeísmo

Crença na existência de mais de um deus. Quase todos os povos da Antiguidade desenvolveram religiôes politeístas. No Ocidente, destacam-se gregos e romanos. Roma, herdeira da cultura grega, assimilou os deuses da Grécia Antiga, atribuindo-lhes outros nomes. A crença politeísta com o maior número de adeptos é o hinduísmo.

Monoteísmo

Crença na existência de apenas um deus. As três principais religiões monoteístas são o cristianismo, o islamismo e o judaísmo, todas amparadas na idéia de um único Criador, onipotente, onisciente. Atualmente, os credos que concentram o maior número de fiéis no mundo são monoteístas.

Dogma

Dogma é um ponto considerado fundamental e inquestionável dentro de uma doutrina religiosa. Na antiguidade, porém, o termo não tinha essa conotação rígida. De origem grega, a palavra dogma (que significa a "aparência") referia-se a uma opinião ou a uma crença. Foi só com a incorporação da expressão pelo cristianismo, no século III, que ela passou a designar uma verdade absoluta que não pode ser contestada. Fora do contexto religioso, também designa uma opinião que se confunde com uma verdade indiscutível.

Ateísmo

Doutrina que nega a existência de qualquer divindade e dispensa a idéia de uma justificativa divina para a vida. Um dos argumentos utilizados pelos ateus para sustentar sua posição é a suposta incompatibilidade da coexistência de Deus e do sofrimento humano, assim como a interpretação de que a crença religiosa é uma espécie de fuga da realidade. Fora do âmbito estritamente religioso, o ateísmo se apresenta como postura filosófica de largoalcance em vários períodos da história.

Agnosticismo

Doutrina segundo a qual não é possívelter certeza sobre as questões religiosas - como a existência ou não de Deus -, já que elas não podem ser confirmadas nem negadas cientificamente. Os agnósticos não são ateus (ausência na creça de divindades), nem crentes, mas assumem ignorância em relação àquilo que está além do conhecimento racional. O termo agnóstico vem do adjetivo grego agnóstos, que significa ignorante

As diferentes formas de falar com o criador

Catolicismo



Na religião que engloba o maior número de adeptos dentro do cristianismo, há duas orações básicas: o pai-nosso e a ave-maria. Muitas vezes, o fiel reza com o rosário de 165 contas, corresponde a 15 vezes a primeira prece e 150 a segunda. O católico geralmente ora ajoelhado e, ao terminar, sempre faz o sinal-da-cruz.

Hinduísmo


Não existem regras, mas, em geral, o devoto reza sentado sobre uma almofada na famosa poição de lótus: com as pernas cruzadas, a coluna e a cabeça eretas. Antes de iniciar a prece, ele fecha os olhos e coloca as mãos sobre as pernas. Alguns usam um rosário de 108 contas.





Budismo


A prece é feita diante de um relicário com a imagem de Buda. Para rezar, o budista junta as mãos, ajoelha-se e se curva três vezes diante da imagem. Depois, faz as oferendas(flores, velas e alimentos), que simbolizam o ciclo da vida a luz dos ensinamentos e a gratidão.

Judaísmo


As preces estão na Torá, o livro sagrado dos judeus, e podem ser seguidas por um pedido de perdão feito a Deus.
Na sinagoga, cada fiel tem o próprio livro de orações e, conforme a sequência de preces, alternadamente se levanta, ajoelha-se e volta sentar-se.
Os homens têm de usar uma pequena touca-o solidéu-como sinal de respeito a Deus.

Islamismo



O muçulmano deve rezar no mínimo cinco vezes ao dia, sempre voltado para a cidade de Meca, Arábia Saudita- esses períodos correspondem a etapas do curso do sol, podendo variar, mas, em geral, ocorrem por volta das 5h, 12h, 15h30, 18h e20h. Durante a oração, o fiel inclina-se para a frente, prostrado no chão, em sinal de reverênciaao Criador. Reza-se sobre um tapete cada um deve ter o seu e cuidar de mantê-lo sempre limpo.